Açoriano Oriental
Parlamento grego aprova terceiro plano de resgate ao país
O parlamento grego aprovou hoje, por maioria, o acordo sobre o terceiro plano de resgate, após um debate que se prolongou durante toda a noite.
Parlamento grego aprova terceiro plano de resgate ao país

Autor: Lusa/AO Online

A votação ocorreu esta manhã, depois de o primeiro-ministro, Alexis Tsipras, ter apelado à aprovação do acordo "para garantir a capacidade do país para sobreviver e continuar a lutar".

O texto obteve luz verde com 222 votos a favor, 64 contra e 11 abstenções, segundo a agência France Press.

As longas horas de debate sobre o plano de ajuda de 85 mil milhões de euros, o terceiro desde 2010, em troca de medidas de poupança drásticas, voltaram a evidenciar as dissidências no seio do partido governante Syriza.

A Comissão Europeia (CE) e o Banco Central Europeu (BCE) recordaram hoje que o acordo técnico firmado pelos credores internacionais com a Grécia para um terceiro resgate ao país está em linha com o acordado pelos chefes de Estado e de Governo da zona euro no passado dia 13 de julho.

"Este acordo está em linha com a declaração da Cimeira de 13 de julho", afirmaram ambas as instituições num comunicado conjunto publicado horas antes do início da reunião do Eurogrupo.

A reunião dos ministros das Finanças da zona euro está marcada para as 14:00 (hora de Lisboa), em Bruxelas, para discutir o terceiro resgate à Grécia, apesar das dúvidas que permanecem e da possibilidade de se optar, no imediato, por um novo empréstimo transitório.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados