Açoriano Oriental
Parlamento Europeu debate orçamento da UE para 2013 e quadro financeiro plurianual
A proposta de orçamento geral da União Europeia (UE) para 2013 e o quadro financeiro plurianual para o período 2014-2020 estarão em destaque nas sessões plenárias do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, que hoje começam.
Parlamento Europeu debate orçamento da UE para 2013 e quadro financeiro plurianual

Autor: Lusa/AO Online

Pela primeira vez, o Parlamento vai realizar, na mesma semana, duas sessões plenárias em Estrasburgo, França, que terão uma duração reduzida em relação às sessões dos outros meses do ano.

Assim, a primeira sessão plenária decorrerá hoje e na terça-feira, enquanto a segunda está agendada para quinta-feira e sexta-feira.

Hoje, o debate será centrado no orçamento geral da UE para o exercício de 2013, que contempla um aumento de 6,8 por cento em pagamentos, para os 137,9 mil milhões de euros.

Serão também apresentados vários relatórios, entre os quais um sobre as principais preocupações dos cidadãos e das empresas europeias relativamente ao funcionamento do mercado único, que tem como relatora a eurodeputada social-democrata portuguesa Regina Bastos, e outro sobre as relações económicas e comerciais com os Estados Unidos, cujo relator é o eurodeputado socialista Vital Moreira.

Na terça-feira, as atenções voltam-se para o quadro financeiro plurianual para o período 2014-2020, que tem sido discutido nos últimos meses pelos 27, num processo que tem evidenciado divergências entre os Estados-membros.

Em junho de 2011, a Comissão Europeia apresentou uma proposta de 1.083 mil milhões de euros de despesas para o período 2014-2020, o que corresponde a 1,11 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) europeu e um aumento de cinco por cento em relação ao período 2007-2013, contestado por países como o Reino Unido e a Alemanha.

A segunda sessão plenária, agendada para quinta-feira e sexta-feira, terá na agenda temas como as relações comerciais entre a UE e a Rússia, na sequência da adesão da Rússia à Organização Mundial do Comércio (OMC), e as prioridades do Semestre Europeu para a Coordenação das Políticas Económicas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados