Parlamento Europeu debate Grécia e acordo comercial com EUA

Parlamento Europeu debate Grécia e acordo comercial com EUA

 

Lusa/AO Online   Internacional   6 de Jul de 2015, 08:36

O Parlamento Europeu (PE) inicia hoje uma sessão plenária, que será dominada pela vitória do "não" no referendo da Grécia mas também pela segunda tentativa de fazer recomendações sobre o acordo comercial com os EUA, temas a debater na terça-feira, em Estrasburgo.

Na terça-feira de manhã, será debatida uma resolução do PE sobre o acordo de comércio livre, conhecido por TTIP (sigla inglesa para Transatlantic Trade and Investment Partnership), com recomendações à Comissão Europeia sobre como esta deve atuar nas as negociações com os Estados Unidos.

A votação da resolução está marcada para quarta-feira, numa segunda tentativa de conciliar as posições dos eurodeputados, depois de não ter sido possível, em junho, conciliar as divergências designadamente entre os principais grupos políticos: Partido Popular Europeu e Socialistas e Democratas.

Também na terça-feira, a partir das 15:00 (14:00 de Lisboa), a situação da Grécia dominará o debate com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, e o da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

Já hoje, o PE vai debater os desafios que se colocam ao setor dos laticínios desde o fim das quotas leiteiras, em 31 de março.

A volatilidade dos preços, o impacto do embargo russo e a necessidade de prestar especial atenção às regiões ultraperiféricas, como os Açores, são alguns dos assuntos abordados num relatório que vai será votado na terça-feira e que tem o eurodeputado Ricardo Serrão (PS) como relator-sombra.

A produção de leite é a principal atividade económica nos Açores, representando cerca de 46% da economia regional.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.