Parlamento Europeu aprova orçamento de Bruxelas para 2008

Parlamento Europeu aprova orçamento de Bruxelas para 2008

 

Lusa / AO Online   Economia   13 de Dez de 2007, 16:10

O Parlamento Europeu (PE) deu hoje luz verde ao orçamento da União Europeia para o próximo ano, num montante total de dotações de pagamentos de 120,3 mil milhões de euros.
    O orçamento para 2008 representa 0,96 por cento do Rendimento Nacional Bruto (RNB) da UE e aumenta 5,7 por cento relativamente ao deste ano.

    Entre as dotações orçamentais estão 300 milhões de euros, destinados a financiar o programa europeu de navegação por satélie Galileo, havendo já um financiamento suplementar de 2,4 mil milhões de euros no orçamento 2007-2013.

    As negociações sobre o orçamento para 2008 iniciaram-se em Julho, no "arranque" da Presidência Portuguesa, com base numa proposta da Comissão Europeia, e tinham de ser concluídas até final do ano, com a aprovação do Parlamento Europeu, a autoridade final na aprovação do orçamento.

    Os ministros das Finanças dos 27 chegaram a acordo no passado dia 23 de Novembro, pelo que faltava apenas a aprovação pelo PE.

    Na sua intervenção no debate em plenário, o secretário de Estado do Orçamento, Emanuel Santos, considerou que o montante acordado "representa um compromisso equilibrado entre, por um lado, a necessidade de assegurar a necessária disciplina orçamental e a solidez da gestão financeira e, por outro lado, o nosso dever de corresponder às expectativas dos cidadãos europeus".
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.