Açoriano Oriental
Parlamento dos Açores faz três interpelações ao Governo Regional esta semana
O plenário do parlamento dos Açores faz esta semana três interpelações ao Governo Regional, duas delas dedicadas à saúde e a terceira à poluição e descontaminação dos aquíferos da Praia da Vitória.
Parlamento dos Açores faz três interpelações ao Governo Regional esta semana

Autor: Lusa/AO Online

Da agenda do plenário regional de outubro, que arranca na terça-feira, faz ainda parte uma "sessão de perguntas" ao executivo açoriano sobre Educação, agendada pelo PPM.

Os trabalhos começam com uma interpelação sobre a unidade de cuidados intensivos do hospital da ilha Terceira, igualmente agendada pelo PPM.

No início de outubro, a comunicação social açoriana divulgou um abaixo-assinado de enfermeiros desta unidade em que referiam haver "falta de rigor técnico-científico" e "princípios éticos e deontológicos" e "redução do investimento terapêutico", entre outras queixas nos cuidados intensivos do hospital.

Ouvido entretanto por uma comissão parlamentar, o secretário regional da Saúde dos Açores assegurou que as denúncias dos enfermeiros reportavam-se a "casos pontuais" e que a administração do hospital já agiu.

A segunda interpelação da semana tem como tema: "Que estratégia para o Serviço Regional de Saúde?" e é uma iniciativa do PCP que, nas últimas semanas, fez uma ronda por diversos serviços e unidades da região para preparar este debate, alertando para que o acesso aos cuidados, nos Açores, tem vindo a ser "limitado".

A terceira interpelação, do CDS-PP, abordará a questão da descontaminação de aquíferos na Praia da Vitória por parte das autoridades norte-americanas, com presença militar na Base das Lajes, situada no concelho.

Os trabalhos do plenário de outubro da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores prolonga-se pelo resto da semana, devendo por estes dias o Governo Regional entregar aos deputados a sua proposta de orçamento da região para 2015.

O prazo para a entrega da proposta de orçamento e plano de investimentos anual ao parlamento, pelo executivo açoriano, termina no final deste mês.

O plenário debaterá e votará os documentos em novembro.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados