Açoriano Oriental
Papa pede que portas das igrejas estejam abertas apesar de ameaça à segurança
O papa Francisco afirmou esta quarta-feira que as portas das igrejas católicas de todo o mundo devem permanecer abertas, apesar das crescentes ameaças à segurança, na sequência dos atentados de sexta-feira, em Paris.
Papa pede que portas das igrejas estejam abertas apesar de ameaça à segurança

Autor: Lusa/AO online

 

"Por favor, nada de portas blindadas na Igreja, tudo aberto", disse Francisco, de 78 anos, aos peregrinos.

"Há lugares no mundo em que as portas não devem ser fechadas à chave. Ainda há alguns, mas também em muitos as portas blindadas tornaram-se na norma", acrescentou.

O papa não se referiu explicitamente aos atentados terroristas de sexta-feira em Paris, nos quais morreram 129 pessoas e mais de 300 ficaram feridas.

As declarações de Francisco surgem num contexto de intenso debate em Itália sobre a segurança do Vaticano e de Roma, vistos como potenciais alvos dos militantes islamitas.

"A Igreja foi encorajada a abrir as suas portas nestes tempos difíceis", sublinhou, numa alusão às pessoas à margem da instituição e aos milhares de migrantes que chegam à Europa e que o papa pediu para serem recebidos pelas paróquias europeias.

As autoridades italianas anunciaram este semana o encerramento do espaço aéreo de Roma a 'drones' (aparelhos aéreos não tripulados) durante as cerimónias do início do ano do jubileu, a 08 de dezembro, e para as quais são esperados milhões de peregrinos.

A segurança foi também reforçada em aeroportos e estações de caminhos-de-ferro, tendo sido destacadas mais 700 tropas nos espaços públicos de Roma.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados