Açoriano Oriental
Papa Francisco galardoado com prémio Carlos Magno 2016
O prémio Carlos Magno 2016 foi atribuído ao papa Francisco "pelo seu encorajamento e a sua mensagem de esperança pela paz e convivência" na Europa, anunciou a cidade alemã de Aachen.
Papa Francisco galardoado com prémio Carlos Magno 2016

Autor: Lusa/AO Online

 

O galardão que “recompensa anualmente uma contribuição excecional para a unificação europeia” será entregue ao papa em Roma numa data a anunciar, segundo um comunicado da cidade onde Carlos Magno foi coroado.

“Nestes tempos em que numerosos cidadãos e cidadãs na Europa procuram orientação, o papa Francisco envia uma mensagem de esperança e encorajamento” dado pela “sua confiança nos homens (…) como pessoas dotadas de uma dignidade transcendente”, adianta o comunicado.

O papa tornou-se uma “voz da consciência”, que recorda a necessidade de dar prioridade às pessoas e que a Europa deve manter o seu compromisso “com a liberdade, a paz, a justiça, a democracia e a solidariedade”, indica.

O padre Ciro Benedettini, porta-voz do Vaticano, disse à agência France Presse que o papa tinha aceitado o prémio, sem mais comentários. Francisco não aceita normalmente recompensas.

O prémio Carlos Magno 2015 foi atribuído ao presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz. Entre os distinguidos com o galardão encontram-se o ex-presidente francês François Miterrand e o antigo chanceler alemão Helmut Kohl “ex aequo” (1988), o antigo primeiro-ministro espanhol Felipe González (1993), o ex-presidente norte-americano Bill Clinton (2000) e a chanceler Angela Merkel (2008).

O nome do prémio, atribuído por um comité de responsáveis da cidade, é uma homenagem ao Imperador Carlos Magno (742-814) considerado um pioneiro da unificação da Europa.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados