Açoriano Oriental
Papa Francisco faz 79 anos
O papa Francisco faz hoje 79 anos, a menos de quatro meses do terceiro aniversário do seu pontificado, sem que esteja previsto qualquer ato oficial.
Papa Francisco faz 79 anos

Autor: Lusa/AO Online

 

Jorge Bergoglio (Buenos Aires, 1936) celebrou, como faz todos os dias, missa na capela de Santa Marta às 07:00 (06:00 em Lisboa) e, ao longo do dia, vai cumprir as obrigações de chefe da Igreja Católica.

Esta manhã, o papa esteve na abertura da "porta santa" da caridade numa das sedes da organização Cáritas em Roma, cerimónia que integra o calendário do Jubileu da Misericórdia, que começou no dia 08 e termina a 20 de novembro do próximo ano.

Na quarta-feira, na audiência na praça de São Pedro, os fiéis católicos aproveitaram para felicitar o papa antecipadamente, com uma festa com música e bolos.

No ano passado, o aniversário de Francisco coincidiu com a realização da audiência geral, durante a qual mais de sete mil bailarinos de tango dançaram para o papa.

Jorge Mario Bergoglio é o primeiro bispo de Roma latino-americano e também o primeiro jesuíta.

Representante máximo da Igreja Católica e oitavo chefe de Estado da Cidade do Vaticano, Francisco é o 266.º papa e substituiu Bento XVI, o primeiro da atualidade a renunciar ao papado.

Licenciado em Química, optou pelos estudos eclesiásticos e a 11 de março de 1958 entrou na Companhia de Jesus. A 13 de março de 2013 foi eleito papa no segundo dia do conclave e na quinta votação.

Desde o início do pontificado, Francisco iniciou um processo de reforma das estruturas da Cúria Romana, com especial atenção à parte económica e financeira.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados