Açoriano Oriental
Papa Francisco encontra-se com Mahmud Abbas e chama-lhe "anjo da paz"
O papa Francisco encontrou-se com o presidente Mahmud Abbas que chamou de "anjo da paz", dias depois de o Vaticano anunciar estar preparado para assinar o seu primeiro acordo com a Palestina.
Papa Francisco encontra-se com Mahmud Abbas e chama-lhe "anjo da paz"

Autor: Lusa/AO online

 

Mahmud Abbas esteve com o pontífice cerca de 20 minutos numa audiência privada, um dia antes do líder da Igreja Católica canonizar duas freiras da Palestina que tornam as primeiras palestinianas árabes santas.

O Vaticano informou, em comunicado, que Francisco e Mahmud Abbas analisaram o processo de paz com Israel e que o papa expressou a esperança de que negociações diretas entre as duas partes encontrem uma solução justa e definitiva para o conflito.

"Para esta finalidade, foi reiterado o desejo de que, com o apoio da comunidade internacional, israelitas e palestinianos possam avançar com determinação para decisões corajosas para promover a paz", refere.

Os dois líderes também falaram acerca de outros conflitos no Médio Oriente e da necessidade de combater o "terrorismo", acrescenta a informação.

Seguindo a tradição de troca de presentes, o papa deu a Mahmud Abbas uma medalha com a figura do anjo da paz "que destrói o mau espírito da guerra".

"Pensei em si porque é um anjo da paz", disse Francisco a Mahmud Abbas.

Na quarta-feira, o Vaticano anunciou estar a preparar-se para assinar o seu primeiro acordo com a Autoridade Palestiniana, dois anos depois de a ter oficialmente reconhecido como um Estado.

O acordo, que será assinado "num futuro próximo", desagradou a Israel e o seu ministro dos Negócios Estrangeiros transmitiu "desapontamento" com a decisão do Vaticano.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados