Açoriano Oriental
Papa afirma que viagem à Turquia pretende reforçar unidade dos cristãos
O papa Francisco afirmou que com a viagem que inicia estasexta-feira a Turquia pretende "reforçar o caminho da unidade dos cristãos", num telegrama enviado ao Presidente italiano, Giorgio Napolitano, divulgou o Vaticano.
Papa afirma que viagem à Turquia pretende reforçar unidade dos cristãos

Autor: Lusa/AO online

 

Francisco sublinhou que esta viagem servirá para “favorecer o encontro e o diálogo entre as culturas diversas, para reforçar o caminho da unidade dos cristãos e para compartilhar momentos de oração com irmãos e irmãs da fé”.

O papa partiu hoje pela manhã do aeroporto de Fiumicino, em Roma, com destino à Turquia, onde visitará Ancara e Istambul, até ao próximo domingo.

Esta viagem a Turquia tem um significado ecuménico importante e tem uma agenda que inclui encontros com os principais responsáveis políticos turcos e uma deslocação à Mesquita Azul.

O primeiro dia da deslocação do papa à Turquia, dirigida desde 2002 pelo Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP, com origem no islamismo político), está reservado a encontros oficiais com os principais dirigentes políticos turcos.

Logo após aterrar hoje em Ancara, o chefe da igreja católica visita o mausoléu de Mustafa Kemal Ataturk, fundador da República da Turquia em 1923, e manterá encontros com o Presidente, Recep Tayyip Erdogan e responsáveis governamentais, antes de uma audiência com o primeiro-ministro, Ahmet Davutoglu.

A agenda prevê ainda um encontro com o responsável governamental para os assuntos religiosos, a mais importante autoridade muçulmana da Turquia, e diversos embaixadores.

A visita do papa à Turquia, país de 77 milhões de habitantes, com larga maioria de população muçulmana, vai permitir um segundo encontro neste ano com o patriarca ecuménico Bartolomeu I, o atual primado da igreja ortodoxa de Constantinopla, com quem Francisco celebrará em Istambul a festa de Santo André, patrono desta congregação.

Os dois chefes religiosos já se cruzaram em 25 de maio em Jerusalém, durante uma celebração ecuménica na igreja do Santo Sepulcro.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados