Açoriano Oriental
Palhaço Tiririca faz campanha para reeleição no Brasil
O palhaço Tiririca, que ficou conhecido em 2010, após ser o deputado federal brasileiro eleito com mais votos, faz campanha para a reeleição para o parlamento.
Palhaço Tiririca faz campanha para reeleição no Brasil

Autor: Lusa/AO Online

 

Tiririca, cujo nome é Francisco Everardo Oliveira Silva, foi eleito por São Paulo com 1,35 milhões de votos nas eleições anteriores e caracterizou-se pelo tom jocoso que emprestou à sua entrada na vida política, tornando-se um símbolo do descontentamento dos eleitores com a política.

Há quatro anos, o palhaço dizia na sua propaganda eleitoral não saber qual era o trabalho de um deputado, e usava o slogan "Vota Tiririca. Pior do que tá, não fica". Para as eleições deste ano, a frase da campanha é "Tá de saco cheio da política? Vote no Tiririca".

O deputado estreou-se no horário político de televisão nesta semana, com uma paródia à música "O Portão", do cantor Roberto Carlos.

"Eu votei. De novo eu vou votar. Tiririca, Brasília é o seu lugar", cantou Tiririca no ritmo da música "O portão", fantasiado com roupas do músico.

Em 2013, Tiririca chegou a dizer que desistiria da política por estar "desiludido", mas mudou de ideia e tenta agora um novo mandato pelo Partido da República (PR), que integra a coligação que apoia a reeleição presidencial de Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores.

Como deputado, o palhaço destacou-se pela presença constante no Congresso, mas não conseguiu fazer aprovar nenhuma das suas iniciativas, a grande maioria ligada à classe artística, nomeadamente a circense.

Entre as propostas de Tiririca, estão um programa de estímulo a artistas desconhecidos, a inclusão de atividades circenses nas escolas, a equiparação de autocaravanas utilizados pela população itinerante a moradias populares, e o reconhecimento da atividade circense como manifestação cultural.

De acordo com a campanha do candidato, a proposta para um novo mandato segue os mesmos objetivos, primeiramente com o trabalho pela aprovação dos projetos de lei já feitos. O deputado pretende ainda consolidar a sua relação com municípios.

Na página da campanha do deputado na Internet, entretanto, essas propostas não são detalhadas. Por outro lado, há uma série de vídeos de humor com o candidato.

As eleições brasileiras realizam-se no dia 05 de outubro, com votações para Presidente, governadores dos estados, senadores, deputados federais e deputados estaduais.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados