Açoriano Oriental
Palhaças de seis países inscrevem-se no primeiro festival nos Açores
O primeiro festival internacional de palhaças, que começa no final de janeiro em Ponta Delgada, nos Açores, vai contar com 25 participantes de seis países, número que "ultrapassou muito as expetativas", anunciou a organização.

Autor: Lusa/AO online

 

“É extraordinário reunir nos Açores 25 palhaças profissionais que vêm participar sem cobrar nada e a suportar as próprias despesas de deslocação”, afirmou à Lusa Maria Simões, da organização do festival, que vai reunir pessoas de Portugal, Espanha, França, Áustria, Alemanha e Perú.

O festival, designado Bolina, decorre de 30 de janeiro a 01 de fevereiro, com vários espetáculos em Ponta Delgada, sendo que entre 26 e 29 de janeiro está previsto um “pré-festival” destinado a oficinas de formação e visitas a instituições.

“Foi um risco fazer este primeiro festival. Não sabíamos como iria ser a adesão, mas felizmente está tudo a correr bem”, referiu Maria Simões, alegando que a iniciativa visa dar maior visibilidade à profissão e constituir uma rede internacional de palhaças.

Segundo acrescentou, todas as participantes na primeira edição do Bolina “têm já vários anos de carreira”.

Para minimizar custos, a organização apelou aos habitantes de S. Miguel para se disponibilizarem a acolher, em suas casas, uma participante do festival, algo que foi “prontamente acolhido”.

Maria Simões revelou que ainda há pessoas a contactar a organização para disponibilizar alojamento, o que “mostra bem quanto os micaelenses e os açorianos são acolhedores”.

A partir de segunda-feira a organização estará sedeada numa casa na Rua do Contador, em Ponta Delgada, para receber inscrições para as oficinas de formação, responder a dúvidas da população e receber manifestações de interesse de quem quiser ser voluntário no Bolina.

O festival internacional de Palhaças é promovido pelas Descalças Companhia Cultural e Associação 9 Circus, tendo também recebido a colaboração da La Garza Producciones.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados