Açoriano Oriental
Meteo
País em alerta laranja devido a chuva intensa
O Instituto de Meteorologia (IM) estendeu esta terça-feira de manhã o aviso laranja a todo o país devido à previsão de chuva forte, resultante da passagem de um sistema frontal sobre o território continental.
País em alerta laranja devido a chuva intensa

Autor: Lusa / AO online
"Foi mudado o aviso de amarelo para laranja devido à previsão de precipitação. Já o tínhamos a nível do vento, especialmente nas terras altas, mas fizemos esta alteração porque a frente que está a passar sobre o território nacional tem bastante actividade e provoca precipitação elevada", explicou a meteorologista Cristina Simões à Lusa.

A situação, no entanto, será "temporária". De acordo com a responsável, "poderá ocorrer precipitação mais forte" durante a passagem do sistema frontal, mas a intensidade da chuva deverá diminuir à medida que a frente "se desloca para Sul".

"Já prevemos para hoje à tarde, nas regiões Norte e Centro, uma melhoria do estado do tempo, com chuva menos intensa e o vento também a diminuir de intensidade. É uma situação que se irá manter durante a noite e o início de quarta-feira", sublinhou Cristina Simões.

As previsões do IM indicam, porém, que a situação meteorológica irá novamente piorar, a partir de quarta-feira: "Com a aproximação de uma nova superfície frontal iremos ter, de Norte a Sul do país, um novo agravamento do estado do tempo, com períodos de chuva e aguaceiros em todo o território".

"Só prevemos um novo desagravamento da situação meteorológica na quinta-feira", adiantou.

A chuva, o vento e a neve têm assolado o país desde domingo, um pouco à semelhança do que aconteceu no resto da Europa. Em Portugal, a queda de neve no Norte e Centro do País obrigou as autoridade a encerrar dezenas de estradas, ao mesmo tempo que várias escolas e creches fecharam as portas.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados