Açoriano Oriental
Lousada
Pai Natal de Lousada percorre ruas distribuindo guloseimas
Há 13 anos seguidos que Joaquim Pinto se veste de Pai Natal, deixa crescer a barba branca e percorre Lousada a distribuir guloseimas pelas crianças.
Pai Natal de Lousada percorre  ruas distribuindo guloseimas

Autor: Lusa/AO online
Joaquim Pinto é visto por estes dias nas estradas do concelho no seu carro engalanado com arranjos natalícios e puxado por um pónei.

Em cada lugar onde chega ouvem-se as músicas de Natal reproduzidas num pequeno aparelho que traz escondido no seu carro. Esperam-no crianças ansiosas e adultos que já o conhecem de outros anos.

Este militar da GNR, já reformado, disse que gosta de ser Pai Natal por estes dias por saber a alegria que provoca nos mais novos.

“Transmito alegria às crianças. É isso que me faz feliz”, afirmou, já rodeado por dezenas de crianças.

Carregado com um enorme saco vermelho cheio de chocolates, Joaquim Pinto explicou que tudo começou há 13 anos quando se vestiu de Pai Natal para alegrar três netos, acabando por alargar a ideia nos anos seguintes às restantes crianças da sua freguesia.

Desde há 13 anos que no domingo anterior ao Natal vai ao baú buscar o velho fato vermelho, que diz vestir com “enorme prazer”, para de seguida oferecer presentes aos familiares.

Nos dias seguintes, até ao Natal, percorre várias localidades de Lousada, distribuindo guloseimas que ele próprio adquire.

Três meses antes do Natal, deixa crescer a sua barba branca, que por estes dias lhe confere um visual muito adequado à quadra natalícia.

“A barba é natural. Deixo em outubro e corto na véspera de Natal”, fez questão de destacar, não disfarçando o orgulho.

O carro que o transporta é feito e engalanado por Joaquim Pinto, um homem conhecido nas redondezas pela sua habilidade para o artesanato. O pónei branco que puxa o carro também é criado por este homem de Lousada. Durante vários anos utilizou o mesmo animal, mas o atual é apenas o segundo ano que é chamado a esta tarefa.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados