Açoriano Oriental
"Pai" da Playmobil morreu aos 81 anos de idade
Horst Brandstaetter, dono e diretor da empresa de brinquedos alemã Playmobil, produtora das pequenas peças plásticas adoradas pelas crianças, morreu com 81 anos, anunciou a empresa.
"Pai" da Playmobil morreu aos 81 anos de idade

Autor: Lusa/AO online

 

"[A morte de] Horst Brandstaetter significa para a família Playmobil não só a perda do seu chefe, patriarca e dono da empresa, e para todo o setor de brinquedos da Alemanha é uma das suas mais ilustres personalidades", refere em comunicado a empresa.

Horst Brandstaetter morreu na passada quarta-feira, acrescenta a nota de imprensa, sem especificar as causas.

Conhecido como "Herr Playmobil" -- Senhor Playmobil -, ou simplesmente "HOB" para os colegas, Brandstaetter entrou para a empresa com 19 anos, quando esta era dirigida por dois tios.

Cedo reconheceu que o futuro da indústria dos brinquedos dependeria mais de produtos plásticos do que de metal e, por isso, lançou a restruturação das fábricas.

Em 1958 lançou o 'hula hoop' -- arco de rodar à cintura -, que se tornou num êxito mundial.

No entanto, a crise do petróleo da década de 1970 encareceu os custos de manufatura dos produtos plásticos, levando a que o designer de moldes da empresa, Hans Beck, surgisse com a ideia dos figurinos mais pequenos, de 7,5 centímetros, necessitando estes de quantidades mínimas de matéria-prima.

Sob a liderança de Horst Brandstaetter, a companhia, sediada em Zindorf, no sul da Baviera, desenvolveu apenas três brinquedos, um cavaleiro, um trabalhador e um nativo americano.

Mas, atualmente, as figuras produzidas vão desde polícias a piratas, passando pelas fadas e palhaços.

A Playmobil assinalou o seu 40.º aniversário em 2014, tendo atingido os 595 milhões de euros de vendas em todo o mundo, lê-se ainda no documento.

Horst Brandstaetter determinou o caminho para a sua sucessão ao estabelecer, em meados de 1990, uma fundação para gerir a empresa "de acordo com os seus desejos" após a sua morte, lê-se ainda na nota de imprensa.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados