Açoriano Oriental
Açores/Eleições
Página na Internet da CNE indica aos eleitores onde votar
Os eleitores inscritos para votar nas legislativas regionais dos Açores, no domingo, podem esclarecer na página na Internet da Comissão Nacional de Eleições (CNE) o local onde votam, informa esta entidade.
Página na Internet da CNE indica aos eleitores onde votar

Autor: Lusa/AO Online

 

Em www.cne.pt está visível uma ligação com a funcionalidade “Onde voto?”, que permite a “qualquer cidadão a possibilidade de saber o local exato [rua ou edifício] e a secção onde vota na eleição” para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

Segundo a CNE, “basta inserir o concelho ou a freguesia da Região Autónoma dos Açores onde está recenseado e verificar pelo seu número de eleitor”.

A funcionalidade “Onde voto?” abrange “todas as secções de voto ao nível regional, tendo como fonte a informação remetida pelas câmaras municipais”, adianta a CNE.

Para a votação de domingo estão inscritos 228.160 eleitores que vão escolher os 57 deputados à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores para os próximos quatro anos.

De acordo com os resultados das eleições, o Representante da República nomeia depois o presidente do Governo Regional que, por sua vez, propõe os membros do executivo.

Treze forças políticas apresentam-se a votos, mas nem todas concorrem nos dez círculos eleitorais. Apenas aos círculos de São Miguel, que elege 20 deputados, e de compensação, que elege cinco, concorrem todas.

Nas últimas eleições regionais, realizadas a 14 de outubro de 2012, o PS venceu com maioria absoluta e elegeu 31 deputados, seguido de PSD com 20 mandatos e do CDS-PP com três. BE, CDU e PPM elegeram um parlamentar cada.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados