Açoriano Oriental
Óscares a 26 de fevereiro com mais mulheres e minorias entre membros da Academia
A próxima edição dos Óscares realiza-se a 26 de fevereiro de 2017, em Los Angeles, anunciou hoje a academia norte-americana de cinema, que dirigiu a mulheres e "minorias étnicas" o maior número de convites para novos membros.
Óscares a 26 de fevereiro com mais mulheres e minorias entre membros da Academia

Autor: Lusa/AO Online

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou ter convidado 683 personalidades do setor, para se juntarem à organização, com mulheres e "minorias étnicas" a ocuparem a maior percentagem de convites para novos membros – respetivamente, 46 e 41 por cento.

Os vencedores dos Óscares são estabelecidos pela votação dos membros da Academia e este anúncio verifica-se depois da polémica sobre questões raciais, que marcou a edição de 2016.

Na altura, pelo segundo ano consecutivo, a academia de cinema de Hollywood nomeara atores exclusivamente brancos, motivando uma onda de protestos e apelo a um boicote na cerimónia, realizada a 28 de fevereiro, nomeadamente por parte do realizador Spike Lee e do casal de atores Will Smith e Jada Pinkett-Smith.

Em janeiro deste ano, a organização anunciou que iria tomar "medidas históricas" para que, de futuro, os prémios pudessem ser mais abrangentes, com maior diversidade racial e étnica.

Os novos membros serão recebidos pela Academia no jantar anual marcado para 12 de novembro.

De acordo com o último relatório anual da Academia de Hollywood, disponibilizado no seu sítio na internet, de julho de 2014 a julho de 2015, foram endereçados 322 convites para novos membros, tendo aumentado em 13 por cento o número de mulheres, no total de associados.

As nomeações para a próxima edição dos prémios de cinema de Hollywood serão reveladas a 24 de janeiro de 2017, e a ronda final de votações, dos membros da academia, que estabelecerá os vencedores, decorrerá de 13 a 21 de fevereiro, de acordo com o calendário hoje divulgado.

A 89.ª cerimónia de entrega dos Óscares deverá ser transmitida para, pelo menos, 225 países e territórios.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados