"Os Verdes" questionam Governo sobre falta de condições na exportação de animais vivos

"Os Verdes" questionam Governo sobre falta de condições na exportação de animais vivos

 

Lusa / AO online   Nacional   20 de Mai de 2017, 11:48

O Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) questionou hoje o Governo sobre a falta de condições no transporte de animais vivos para exportação, nomeadamente caprinos, ovinos e bovinos, por via marítima para o Médio Oriente e Norte de África.

 

"O Grupo Parlamentar do Partido Ecologista 'Os Verdes' recebeu alguns registos sobre a falta de condições em que estes animais são transportados durante as viagens, apresentando problemas de sobrelotação, insalubridade, desidratação, doenças, lesões e, por vezes, até morte", refere a pergunta enviada ao Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.

Segundo o PEV, o transporte destes animais "pode pôr em causa o seu bem-estar físico", pois, "em média, são transportados durante dois dias por via rodoviária e, pelo menos, seis dias, por via marítima, podendo chegar aos 14 ou até aos 20 dias".

Em 2016, terão sido exportados 60.000 ovinos e bovinos para Israel.

"De que informações dispõe o Governo relativamente às condições em que os animais são transportados? Tem o Governo recebido denúncias sobre esta situação? Qual a razão evocada para os animais serem transportados vivos ao longo de viagens que duram vários dias, com todos os efeitos negativos que daí possam advir?", questiona o Grupo Parlamentar do PEV.

O PEV quer saber quantos animais é que foram transportados desde o início do ano de Portugal para o Médio Oriente e qual a fiscalização que está a ser feita ao transporte de animais vivos.

"Os Verdes" questionam ainda a tutela sobre as diligências que pondera vir a tomar "no sentido de garantir que os animais transportados vivos, durante a viagem, são tratados condignamente e que recebem todos os cuidados necessários, em termos de cuidados veterinários, alimentação e higiene".


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.