Açoriano Oriental
Original do "Principezinho" vendido por quase 90 mil euros
Um exemplar original do "Principezinho", com quatro desenhos e dedicatórias do autor, Antoine de Saint-Exupéry, foi vendido hoje em Paris por quase 90 mil euros, em linha com a estimativa do seu valor.

Autor: Lusa/AO Online

Trata-se do original em francês da edição americana do “Principezinho” (“Petit Prince”, na versão original), porque o livro foi concebido e redigido nos Estados Unidos durante o exílio do escritor e aviador, em 1942. A obra foi publicada pela primeira vez em Nova Iorque, em 1943.

Este exemplar, oferecido por Saint-Exupéry a um amigo, o tenente-coronel (e futuro general da força aérea) Lionel-Max Chassin, foi estimado entre 80 mil a 100 mil euros, de acordo com a casa Cazo.

O livro foi vendido a um comprador anónimo por 89.467 euros, incluindo os custos, segundo a casa de leilões.

A coleção é dedicada a “Doudou Chassin”, filho mais velho, já desaparecido, de Lionel-Max Chassin, que era professor de navegação aérea de Saint-Exupéry. Foi ele que, a 29 de julho de 1944, em Argel, fechou a cabine do avião do escritor, dois dias antes de ter sido dado como desaparecido.

O escritor desapareceu aos 44 anos em voo a 31 de julho de 1944 ao largo de Marselha (sudeste de França), quando realizava uma missão para preparar o desembarque dos aliados na Provença.

O “Principezinho” foi traduzido em 270 línguas e foram vendidos mais de 145 milhões de exemplares em todo o mundo.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados