Açoriano Oriental
OCDE
Organização recomenda aumento de IMI em vez do IVA caso Portugal necessite de mais receitas
Os economistas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico defendem que a margem para angariar receita com o IVA, embora exista, é reduzida, pelo que mexer no IMI seria uma medida mais equitativa e amiga do crescimento.
Organização recomenda aumento de IMI em vez do IVA caso Portugal necessite de mais receitas

Autor: Lusa/AO Online

 

“No caso do IVA, o Governo já tomou um número considerável de medidas. Apesar de ainda existir alguma margem de manobra aqui, existe menos que no passado, por isso a sua margem de manobra é mais reduzida. Tendo tomado medidas nesta área se calhar deviam procurar uma alternativa, e uma área possível é o imposto sobre a propriedade”, explicou o economista-chefe responsável por Portugal, David Haugh, em declarações à Lusa.

Segundo o economista, este imposto acaba por ser mais equitativo, partindo do princípio que pessoas com mais dinheiro têm mais propriedades, e neste aspeto Portugal não tem feito tanto como outros países: "Portugal não tem aumentado tanto as taxas nesta área como noutros locais, e isto poderia representar uma situação só com vantagens, já que consideramos que a taxação sobre a propriedade imobiliária causa menos efeitos negativos sobre o crescimento e tende a ser mais equitativa, porque normalmente são as pessoas com mais posses por definição que são donas de propriedades”, explicou ainda o responsável à Agência Lusa.

O líder da equipa que elaborou o Relatório sobre a Economia Portuguesa 2012 recomenda mesmo esta alternativa em caso de necessidade de receita adicional: ”Se estiverem à procura de receita, era esse o caminho que defenderíamos”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados