Açoriano Oriental
Ordem dos Médicos chamou diretores clínicos do sul para avaliar cortes na contratação
A Ordem dos Médicos chamou os 27 diretores clínicos dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) do sul para avaliarem as consequências da redução de, pelo menos, 35% nos gastos com a contratação de profissionais.
Ordem dos Médicos chamou diretores clínicos do sul para avaliar cortes na contratação

Autor: Lusa/AO Online

"O Conselho Regional do Sul (CRS) da Ordem dos Médicos convocou, com caráter de urgência, os diretores clínicos dos hospitais do SNS da região sul para uma reunião", a realizar-se na quarta-feira, para avaliar o impacto da redução na prestação de cuidados médicos à população, é referido numa nota da entidade.

Para os médicos, a decisão publicada em Diário da República esta semana "tem uma repercussão importante na já frágil capacidade dos serviços em colmatar insuficiências de recursos humanos".

O diploma da execução orçamental, que foi publicado no Diário da República na segunda-feira, estabelece que os hospitais cortem, pelo menos, 35% nos gastos com a contratação de médicos tarefeiros externos ao SNS.

Esta situação agrava as respostas às "crescentes insuficiências do SNS", alertam os profissionais.

Com os contributos dos diretores clínicos, a Ordem dos Médicos pretende preparar uma intervenção "mais assertiva" dirigida ao Ministério da Saúde, com propostas e estratégias para tentar resolver "as insuficiências crónicas de profissionais no SNS", principalmente nas regiões mais carenciadas.

O bastonário dos Médicos já tinha alertado na quarta-feira para as “consequências negativas” que cortes na contratação de médicos terão na população e anunciado que iria pedir uma reunião com o ministro da Saúde para manifestar desagrado por aquela decisão.

Também a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos tinha chamado a atenção para os efeitos "extremamente graves" nas urgências dos hospitais com a aplicação daquela medida.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados