Açoriano Oriental
Orçamento de São Roque do Pico para 2017 quer potenciar crescimento económico
O Orçamento do município de São Roque do Pico, nos Açores, para 2017, no valor de 5,7 milhões de euros, quer potenciar o crescimento económico, disse hoje à agência Lusa o presidente da autarquia, Mark Silveira.
Orçamento de São Roque do Pico para 2017 quer potenciar crescimento económico

Autor: Lusa/AO Online

“É um Orçamento muito virado para potenciar o crescimento económico, mas também para a melhoria das condições de vida dos munícipes e para o turismo”, afirmou o socialista Mark Silveira.

Segundo o autarca, a câmara vai investir meio milhão de euros numa incubadora na zona urbana da sede do concelho, que vai permitir instalar sete empresas, e igual valor na infraestruturação do parque empresarial de Santo António, para mais cerca de uma dezena de empresas.

“Queremos ter diversidade em estruturas de acolhimento empresarial”, referiu.

Mark Silveira destacou, ainda, para o próximo ano, o investimento no abastecimento de água, na ordem de 1,2 milhões de euros.

“Pretendemos estender a rede à única zona do concelho sem abastecimento público de água que é Adegas do Cabrito, com 40 habitações”, explicou o autarca, adiantando que o local integra a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, classificada em 2004 como Património Mundial pela UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Ainda neste âmbito, o responsável esclareceu que está prevista a abertura de três novos furos de captação de água, sustentando que este investimento visa “preparar o futuro”, dado o crescimento turístico de São Roque do Pico.

“Temos uma marca, de capital do turismo rural, e queremos dar condições a quem nos visita”, adiantou.

No âmbito da regeneração e reabilitação urbanas, o presidente do município destacou o alargamento e requalificação do largo da Igreja de Santo António, segunda maior freguesia do concelho, e na vila de São Roque do Pico, a praceta dos Baleeiros, o recinto exterior ao Museu da Indústria Baleeira.

“São 700 mil euros para estas duas obras”, declarou o autarca, referindo que o orçamento para o próximo ano tem mais 1,7 milhões de euros do que o de 2016.

Segundo Mark Silveira, “caso venham a ser aprovadas as candidaturas a fundos comunitários, no âmbito do novo Quadro Comunitário de Apoio, o orçamento pode chegar aos 12 milhões de euros, ou seja triplicar o valor face a este ano”.

O Orçamento de São Roque do Pico foi aprovado com os votos a favor do PS e a abstenção do PSD.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados