Açoriano Oriental
Orçamento da câmara açoriana da Calheta para 2015 ascende a 5,5 ME
O orçamento para 2015 da câmara da Calheta, na ilha de São Jorge, foi aprovado pela Assembleia Municipal e ascende a 5,5 milhões de euros, revelou esta sexta-feira o presidente do município, eleito por uma lista de independentes.
Orçamento da câmara açoriana da Calheta para 2015 ascende a 5,5 ME

Autor: Lusa/AO Online

 

Décio Pereira adiantou à Lusa que o orçamento para o próximo ano, cujo valor “é mais ou menos idêntico a 2014”, foi aprovado na quinta-feira à noite pela Assembleia Municipal da Calheta, com os votos favoráveis dos independentes e quatro dos cinco presidentes de junta de freguesia e a abstenção do PS e PSD.

Segundo o autarca, está previsto um investimento de um milhão de euros em 2015 para a reabilitação de vias municipais no concelho, a que se juntam 500 a 600 mil euros destinados à revalorização do património municipal.

Depois de em 2014 a câmara da Calheta, que está em saneamento financeiro, não ter tido capacidade para aceder aos fundos comunitários, Décio Pereira assegura que em 2015 a situação será diferente, fruto do “grande esforço que tem sido feito para reduzir despesas”.

Segundo disse o autarca, a câmara da Calheta é a que tem o executivo mais pequeno de todo o país, o que lhe permite poupar 100 mil euros por ano, sendo que no orçamento de 2015 estão reservadas verbas, que poderão rondar os 300 a 400 mil euros, para que a autarquia possa aceder aos fundos comunitários.

O município dos Calheta, o único nos Açores que é gerido por independentes, tem uma dívida superior a seis milhões de euros e, de acordo com o autarca, está 963 mil euros acima do nível de endividamento permitido por lei.

A cumprir o segundo ano do primeiro mandato, Décio Pereira precisou que já conseguiu abater 1,5 milhões de euros à dívida da autarquia.

A câmara da Calheta, que não tem empresas municipais, tem cerca de cem funcionários, havendo mais de um milhão de euros no orçamento para pagar salários.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados