Açoriano Oriental
Oposição no parlamento dos Açores critica "maus resultados" na Educação
Os partidos da oposição no parlamento dos Açores criticaram hoje a política da Educação do Governo Regional, que, por seu turno, os acusou de "cegueira" por não verem qualquer progresso neste setor.
Oposição no parlamento dos Açores critica "maus resultados" na Educação

Autor: Lusa/AO Online

Na interpelação ao Governo Regional, iniciativa do CDS-PP, o deputado centrista Artur Lima afirmou que os Açores têm a maior taxa de analfabetismo e de abandono escolar precoce.

“Entre as regiões portuguesas os Açores são maus, os piores, naquilo que mais contribui para o nosso desenvolvimento social e crescimento económico”, declarou Artur Lima, questionando de que serviu a autonomia.

O parlamentar referiu-se depois aos diferentes titulares da pasta da Educação na região nos 20 anos de governação socialista para concluir que só agora o PS/Açores “assumiu a Educação como paixão”, pretendendo liderar um debate que leve a um “acordo alargado”.

“Mas liderar o quê se, ao longo dos últimos 20 anos, nunca conseguiram ter uma estratégia definida e rejeitaram sempre consensos com a oposição?”, questionou Artur Lima, que se afirmou “disponível para inverter o rumo da Educação nos Açores” se o PS aceitar as propostas dos centristas”.

Na interpelação, Artur Lima denunciou ainda que na ilha Terceira uma clínica de saúde mental “anda a recrutar alunos” com necessidades educativas especiais aos quais faz um diagnóstico e remete depois o processo para a escola, pagando-se “fortunas” para os avaliar.

Judite Parreira (PSD) referiu que a Educação vive uma “situação dramática”, reconhecendo progressos que, ainda assim, “não retiraram os Açores da cauda” das regiões do país nesta matéria.

“Falta estratégia, falta rigor, falta um pensamento para a Educação”, apontou.

Paulo Estêvão (PPM) lamentou o facto de os Açores apresentarem resultados que os colocam “abaixo de outras regiões do interior do país e até da Madeira” e observando que, entre 2010 e 2016, a oposição apresentou 17 propostas no âmbito da Educação, mas “só foi aprovada uma proposta”, o que denota que “esta maioria não é dialogante”.

A bloquista Zuraida Soares perguntou se “foi tão recuperado quanto era possível” o “atraso escandaloso”, enquanto Aníbal Pires, do PCP, sustentou que “nunca esta região investiu tão pouco na formação de professores como atualmente”.

Em resposta, o secretário regional da Educação e Cultura, Avelino Meneses, acusou a oposição de “cegueira que não enxerga qualquer progresso e progressos há muitos”.

Avelino Meneses exemplificou que “o abandono escolar precoce caiu de 60% em 1998 para 29% em 2015”, naquela que “foi a descida mais acentuada do país”, referindo ainda que a taxa de desistência é nula no 1.º e 2.º ciclos e residual no 3.º ciclo e no ensino secundário.

Em resposta à denúncia de Artur Lima, Avelino Meneses acrescentou que “as escolas do sistema educativo fazem a identificação dos alunos com necessidades educativas especiais e, quando os recursos são insuficientes, recorre-se à colaboração externa desta empresa e de outras empresas”.

“Sobre esta empresa e sobre outras, procuramos fazer vigilância”, assegurou, prometendo redobrá-la se tal se justificar.

A interpelação ao Governo Regional prossegue durante a tarde.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados