Açoriano Oriental
Petróleo
OPEC mantém metas de produção nos 25 milhões de barris por dia
Os ministros do petróleo dos países da OPEC mantiveram esta quinta-feira inalteradas as metas de produção de crude, uma medida destinada a devolver a confiança a nações dependentes do petróleo e que agora começam a emergir de uma recessão.

Autor: Lusa/AO online
O 'output' global acordado entre as 11 nações da OPEC sujeitos a quotas é ligeiramente inferior a 25 milhões de barris de crude por dia, tal como ficou decidido numa reunião em Março. No entanto, as nações da OPEC estão a produzir a mais, colocando no mercado cerca de 27 milhões de barris por dia.

O Iraque não está sujeito a quotas na medida em que está a reconstruir a sua economia e infra-estruturas após a guerra. Incluindo a produção do Iraque, a produção total diária ultrapassa os 29 milhões de barris.

A decisão da OPEC de manter inalteradas as metas originais de Março (25 milhões de barris/dia), anunciada hoje em comunicado, era já esperada.

Pouco antes da entrada dos ministros para a reunião à porta fechada, o ministro saudita do petróleo, Ali Naimi, disse aos repórteres que o seu país - o que tem mais força no seio da OPEC - "está feliz com o mercado como ele está".
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados