Açoriano Oriental
ONU lança apelo de 44,8 ME para ajudar 1,7 milhões de crianças no Nepal
A ONU lançou um apelo de 44,8 milhões de euros para auxílio humanitário no Nepal, elevando para 1,7 milhões o número de crianças que necessitam de ajuda urgente, na sequência do terramoto de sábado passado.
ONU lança apelo de 44,8 ME para ajudar 1,7 milhões de crianças no Nepal

Autor: Lusa/AO online

 

O terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter, ocorrido no sábado, matou 5.000 pessoas e provocou ferimentos a mais de 10.000 pessoas, destruindo numerosos edifícios históricos e atingiu as infraestruturas básicas do Nepal, referiu hoje o Fundo das Nações para a Infância (UNICEF) em comunicado de imprensa.

Citado na nota, o representante da UNICEF no Nepal, Tomoo Hozumi, disse que 80% das unidades sanitárias em cinco distritos mais afetados foram amplamente danificadas e que 274 das 323 escolas avaliadas em 16 distritos foram parcial ou totalmente danificadas.

Tomoo Hozumi referiu ser necessário encontrar espaços de aprendizagem temporários para permitir as crianças estabelecerem uma rotina escolar, devido ao terremoto que "provocou desespero" em milhares de crianças.

"A vida de muitas crianças ficou profundamente dilacerada e elas estão desesperadas" em busca de apoio para ter acesso à água potável, abrigo e saneamento, disse Tomoo Hozumi.

O responsável pela agência da ONU alertou para risco de propagação de doenças relacionadas com a falta de água potável no Nepal, onde se estima que apenas uma em cada cinco pessoas tem acesso ao precioso líquido.

"Muitas famílias estão a lutar simplesmente para se proteger do sol e da chuva", disse Tomoo Hozumi, admitindo que, nos próximos dias, a contagem dos novos dados poderão permitir apurar "a plena dimensão da catástrofe".

De acordo com o último balanço do Ministério do Interior nepalês, o sismo, de magnitude 7,8 na escala de Richter, causou 5.057 mortos, 10.915 feridos e mais de 450 mil deslocados internos.

O terramoto de sábado foi o de maior magnitude registado no Nepal nas últimas oito décadas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados