ONU celebra domingo Dia de Mandela

ONU celebra domingo Dia de Mandela

 

Lusa / AO online   Internacional   15 de Jul de 2010, 12:23

A ONU celebra no domingo, em todo o mundo, o Dia de Nelson Mandela, que à data fará 92 anos, como forma de promover a cultura de pacifismo e liberdade que diz ser representada pelo Prémio Nobel da Paz sul-africano.
O Dia de Nelson Mandela foi instituído em Novembro de 2009 pela Assembleia Geral da ONU, tendo sido a primeira vez que as Nações Unidas deram este tipo de reconhecimento a uma pessoa, explica uma nota da organização.

Também o Conselho de Segurança da ONU reconheceu a dedicação do ex-presidente sul-africano "ao serviço da Humanidade na resolução de conflitos, nas relações entre etnias, na promoção e protecção dos direitos humanos, na igualdade entre os sexos e nos direitos das crianças e de outros grupos vulneráveis", lê-se no mesmo comunicado.

A nota faz especial referência à luta de Mandela contra o regime segregacionista do "apartheid", cuja eliminação também esteve entre os objectivos da ONU e que acabou por ser derrubado em 1994, com a eleição de Mandela como primeiro presidente negro da África do Sul.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.