Açoriano Oriental
ONU acusa Damasco de ignorar 75% dos pedidos para entregar ajuda humanitária
Quase 75% dos pedidos da ONU para entregar ajuda na Síria estão sem resposta do Governo de Damasco, revelou um responsável das Nações Unidas, classificando essa ausência como "simplesmente inaceitável".
ONU acusa Damasco de ignorar 75% dos pedidos para entregar ajuda humanitária

Autor: Lusa/AO online

 

A poucos dias de mais uma ronda de negociações de paz, as Nações Unidas pressionam a Síria para que ponha fim aos cercos que estão a deixar os civis nos limites da fome.

Stephen O'Brien, subsecretário-geral da ONU para os assuntos humanitários, disse ao Conselho de Segurança da organização que alcançar áreas de difícil acesso "não está a acontecer" e que o Governo sírio ainda não aprovou a maioria dos comboios de auxílio previstos.

Em 2015, foram feitos 113 pedidos para entrega de ajuda e apenas 10% dessa ajuda chegou aos civis, sendo que "quase 75% dos pedidos ficaram sem resposta por parte do governo da Síria", segundo O'Brien, para quem "tal omissão é simplesmente inaceitável para um Estado-membro das Nações Unidas e um dos signatários da Carta das Nações Unidas".

Este mês, a ONU pediu a Damasco para dar luz verde aos comboios de ajuda humanitária destinados a 46 áreas sitiadas e de difícil acesso, onde as Nações Unidas estimam que vivam cerca de 486.700 pessoas, mas nenhuma das solicitações obteve aprovação total.

O alarme internacional sobre a crise que se vive nas cidades sitiadas aumentou após funcionários humanitários terem chegado a Madaya, este mês, e relatado que os residentes estavam a sobreviver com uma sopa feita de ervas fervidas.

Mais de 260.000 pessoas morreram na guerra da Síria, que O'Brien descreve como "um dos conflitos mais selvagens e brutais do século XXI", tendo cerca de 4,6 milhões fugido do país, 6,5 milhões ficado deslocadas no território sírio e 13,5 milhões carentes de ajuda alimentar.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados