Açoriano Oriental
Oito bandas portuguesas participam no 5.º Festival Europa Sur em Espanha
Oito bandas portuguesas de pop-rock participam na 5.ª edição do Festival Europa Sur, que vai decorrer nas cidades espanholas de Cáceres, entre os dias 18 e 20, e de Trujillo, a 26 e 27 deste mês.

Autor: Lusa/AO Online

 

“O certame, único em Espanha pelo seu carácter ibérico, mostra o mais destacado da cena pop e do rock independente” de Espanha e de Portugal, realçou hoje a organização.

O festival é promovido pela empresa Producciones y Eventos del Suroeste, com o Governo da Estremadura a assumir-se como principal patrocinador, contando ainda com o apoio dos municípios envolvidos.

No total, a programação agendada para as duas cidades da Estremadura espanhola inclui 27 concertos, que vão ter como ‘palcos’ a Praça de Touros de Cáceres e a o Castelo de Trujillo.

Os grupos portugueses presentes, referiu a organização, vão ser os Brass Wires Orchestra, The Black Mamba, The Walks, The Poppers, Nice Weather for Ducks, First Breath After Coma, D30 e The Soaked Lamb.

Segundo os promotores, num comunicado enviado à agência Lusa, o objetivo do festival passa por alcançar “um verdadeiro intercâmbio cultural transfronteiriço entre Espanha e Portugal”.

Nesse âmbito, a organização disse mesmo ter já iniciado “negociações” com Évora, para que esta cidade alentejana “possa vir a ser sede deste festival em 2015”.

Mas, já nesta 5.ª edição, Évora vai associar-se ao evento e, este sábado, acolhe uma festa de apresentação do Festival Europa Sur, com concertos ao ar livre protagonizados por grupos portugueses e espanhóis, oriundos da região da Estremadura, destacou a organização.

A ‘banda sonora’ do festival, além dos oito grupos lusos, integra “grupos históricos do pop e do rock” espanhol, assim como formações que são “exemplos da nova produção” do país vizinho.

Nacha Pop, Los Secretos, Elefantes, Lapido, Los Corizonas, Second ou Los Coronas são as formações em destaque, realçaram os organizadores.

O cartaz de Europa Sur inclui ainda “uma longa lista” de outras bandas e artistas, como Sex Museum, Julián Maeso, La Ruleta China, Idealipsticks e Jeanette + Big Band, além de Burgim e Chloé Bird, que são da Estremadura.

Uma das novidades da edição deste ano do certame é o facto de a programação estar distribuída por duas sedes, fruto da incorporação de Trujillo ao festival, ‘nascido’ em Cáceres, em 2011.

Toda a informação sobre o festival está disponível em www.europasur.com e os bilhetes diários variam entre os 10 e os 18 euros.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados