Açoriano Oriental
Ocidente e Rússia devem "evitar novos muros"
O presidente francês, François Hollande, disse ao homólogo russo, Vladimir Putin, que o Ocidente e a Rússia devem evitar que "novos muros" os separem, 25 anos depois da queda do Muro de Berlim.
Ocidente e Rússia devem "evitar novos muros"

Autor: Lusa/AO online

 

“Penso que devemos evitar outros muros que nos venham separar. Temos de encontrar soluções juntos”, disse o presidente francês, primeiro dirigente ocidental a visitar a Rússia desde o início da crise na Ucrânia, conflito na origem da maior crise entre o Ocidente e a Rússia desde o fim da Guerra Fria.

Vladimir Putin saudou uma “verdadeira visita de trabalho” que “vai permitir resultados e progressos”.

“Há momentos em que temos de aproveitar as oportunidades”, disse Hollande, recebido por Putin no aeroporto moscovita de Vnukovo, onde o presidente francês fez uma escala na viagem de regresso de uma visita de 48 horas ao Cazaquistão.

A visita de Hollande realiza-se numa altura em que a Rússia é alvo de sanções europeias pelo seu envolvimento no conflito ucraniano e também numa altura de tensão nas relações franco-russas devido à decisão francesa de suspender a entrega de navios de guerra encomendados pela Rússia.

O conflito entre o governo ucraniano e separatistas pró-russos do leste do país fez mais de 4.300 mortos e perto de um milhão de refugiados em oito meses, segundo as Nações Unidas.

O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, anunciou hoje, por seu lado, que 1.252 militares ucranianos morreram e quase 3.000 ficaram feridos no conflito.

Poroshenko, que falava durante uma visita a tropas na região de Kharkiv, anunciou, por outro lado, uma nova ronda de conversações de paz para terça-feira em Minsk.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados