Açoriano Oriental
Observatório de Segurança quer criar rede europeia
O Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT) vai hoje propor em parceria com o seu homólogo francês a criação de uma rede europeia de observatórios da criminalidade.

Autor: Lusa/AO Online

A rede europeia de observatórios vai ser lançada durante o congresso internacional de observação da criminalidade que o OSCOT organiza hoje e sexta-feira, em pareceria com o observatório francêS.

O presidente do OSCOT, José Manuel Anes, disse à agência Lusa que o congresso também servirá para a adoção de metodologias comuns a nível europeu para que sejam “estabelecidas técnicas internacionais para a observação da criminalidade”.

No primeiro Congresso Luso-Francófono sobre Observação da Criminalidade, que se realiza em Lisboa, vão estar igualmente em debate as estatísticas e a prevenção da criminalidade.

Segundo o José Manuel Anes, as estatísticas do crime “não dão um fotografia completa da realidade criminal”, sendo, por isso, “necessário recorrer a outras técnicas”, como o inquérito à vitimação.

Considerou igualmente importante para a prevenção da criminalidade a criação de sistema de georreferenciação, mapas que identificam os crimes e em que regiões se praticam.

O primeiro Congresso Luso-Francófono de Observação da Criminalidade é dirigido a professores, investigadores e membros das forças de segurança.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados