Açoriano Oriental
Obras de conclusão do parque de exposições da Terceira arrancam em 2016
A segunda fase da construção do parque de feiras e exposições da Terceira, um investimento de 4,4 milhões de euros, "arranca em 2016" e vai dotar a ilha de um "polo de desenvolvimento económico", foi hoje anunciado.

Autor: Lusa/AO Online

Esta última fase do projeto, localizado na Vinha Brava, Angra do Heroísmo, foi hoje publicada em Diário da República e a empreitada tem um prazo de execução de oito meses.

“Esta obra é um polo de desenvolvimento económico que se pretende para a ilha Terceira, não só para a agricultura, mas para toda a economia, uma vez que permitirá trazer para este espaço eventos de várias áreas económicas”, sublinhou o diretor regional da Agricultura, Fernando Sousa, em declarações à agência Lusa.

A segunda fase da construção do Parque Multissetorial da ilha Terceira, que "vai arrancar em 2016, inclui a construção de um pavilhão multiusos com uma área coberta de mais de seis mil metros quadrados que irá servir não só o setor agrícola, mas também toda a atividade económica da ilha, o prolongamento da alameda central, os arruamentos e infraestruturas envolventes e a construção de mais um parque de estacionamento", adiantou Fernando Sousa.

O responsável adiantou ainda que a primeira fase está em conclusão e compreendeu a construção de um mercado semanal (um edifício onde vão decorrer as feiras), uma alameda central, o edifício para a sede das associações e ainda estacionamento para apoio a estas áreas.

Em fevereiro deste ano, o Bloco de Esquerda/Açores criticou "sucessivos atrasos" da primeira fase, apontando seis prorrogações de prazos, e questionou o executivo sobre "o valor das coimas que foram perdoadas, o custo acrescido na fiscalização da obra associado ao seu atraso e o projeto e orçamentação das restantes fases da obra".

O BE exigiu ter acesso à faturação da obra de março de 2014 até à rescisão de contrato, alegando saber de forma oficiosa que houve mudança de empreiteiro.

O arranque das obras do Parque de Exposições da Ilha Terceira estava previsto para 2008, mas a primeira pedra foi lançada em 2010.

Hoje, em declarações à Lusa, o diretor regional da Agricultura admitiu que a obra "sofreu alguns constrangimentos" durante a primeira fase relacionados com "a conjuntura que afetou o setor da construção civil não só na região, mas também no país".

Outra empresa ficou encarregada da construção, daí os atrasos verificados na primeira fase, acrescentou.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados