Açoriano Oriental
Objetos pessoais de Margaret Thatcher vão a leilão em dezembro
Cerca de 350 "objetos pessoais e históricos" da antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher (1925-2013) vão ser leiloados em Londres em dezembro, anunciou a leiloeira Christie's.
Objetos pessoais de Margaret Thatcher vão a leilão em dezembro

Autor: Lusa/AO online

 

Os objetos incluem cópias de discursos, carteiras de mão, roupas e joias da “Dama de Ferro” e a receita da venda – estimada em 500.000 libras (650.000 euros) - será dividida pelos filhos de Thatcher, Mark e Carol, e pelos netos.

Cerca de 150 das peças vão ser leiloadas a 15 de dezembro na sede da Christie’s e as restantes 200 vendidas através da internet entre 3 e 16 de dezembro.

A peça mais valiosa é um colar de esmeraldas e diamantes da casa de joalharia de luxo Chaumet, avaliado em mais de 120.000 libras (168.000 euros).

Os lotes incluem outros objetos emblemáticos, como a famosa pasta de cabedal vermelho onde transportava documentos confidenciais, cópias assinadas de alguns dos seus principais discursos, uma escultura de uma águia oferecida pelo presidente norte-americano Ronald Reagan e o vestido de casamento de Thatcher.

Ao anunciar os leilões, a Christie’s destacou que eles “representam oportunidades únicas” e se realizam no ano em que Thatcher, que morreu a 08 de abril de 2013, celebraria 90 anos de idade e 25 anos do fim do seu mandato de 11 anos como chefe do governo.

Os objetos de Thatcher foram inicialmente oferecidos ao Museu Vitória e Alberto, em Londres, o maior museu de design e artes decorativas, mas “educadamente recusados” por serem “registos da história política britânica mais adequados a outra coleção cujo foco seja o seu valor histórico e social intrínseco”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados