Açoriano Oriental
Obikwelu promete correr para o ouro
O velocista português Francis Obikwelu garantiu que vai correr os 100 metros para conquistar a medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim2008 e que nunca esteve tão em forma na sua vida, prometendo mesmo surpreender os adversários.
Obikwelu promete correr para o ouro

Autor: Rui Boavida, LUSA/AO
“Não quero conquistar a medalha de prata, prata já tenho, o que quero é a medalha de Ouro”, disse o atleta do Sporting em conferência de imprensa na capital chinesa.

    Em Pequim, Obikwelu aposta nas provas dos 100 metros, que se disputam nos dias 15 e 16 de Agosto, mas vai igualmente alinhar nos dias 18 e 19 de Agosto nos 200 metros, à semelhança do que aconteceu nos Jogos de Atenas2004, onde conquistou a medalha de prata na distância mais curta.

    “Nunca estive em tão grande forma na minha vida”, afirmou o atleta português em relação à prova dos 100 metros em Pequim, afirmando mesmo: “surpreenderei alguns adversários”.

    “Estou a treinar muito bem. Estou mais forte que há muitos anos e não tenho medo nenhum do tempo que os adversários estão a fazer”, acrescentou.

    Em relação à forma dos rivais, o americano Tyson Gay - actual campeão mundial - e os jamaicanos Asafa Powell e Usain Bolt (actual recordista mundial dos 100 metros com 9,72 segundos), Francis Obikwelu concordou que estão a fazer bons resultados mas sublinhou que maisque a forma actual, o importante é saber como vão aguentar a pressão de competir nos Jogos Olímpicos, que “será mesmo muito dura”.

    “Treino sempre para ganhar. Sempre penso que vou ganhar, é algo que está dentro de mim. Se a coisa correr bem penso que vou ganhar”, disse o velocista português que afirmou estar mais motivado por estar nos Jogos Olímpicos e prometeu não repetir o que aconteceu nos mundiais de atletismo de 2007 em Osaka, Japão, quando foi desclassificado por falsa partida.

    “Foi um azar que não vai voltar a acontecer, porque Deus está comigo”, afirmou.

    Francis Obiora Obikwelu, naturalizado português em 2001, admitiu ser um atleta que não faz grandes resultados nos “meetings” internacionais mas disse que vai aproveitar os Jogos Olímpicos para mostrar o seu trabalho nos últimos quatro anos.

    “O mais importante é fazer o máximo pelo nosso país, com o objectivo de terminar outra vez no pódio. O meu grande objectivo neste momento é relaxar e tentar fazer o melhor para o nosso país, para Portugal”, afirmou

    Na opinião da sua treinadora, a espanhola Maria José Martinez, Francis Obikwelu tem todas as condições para fazer uma grande marca em Pequim, senão mesmo conquistar uma medalha.

    “Francis está em condições de bater o recorde da Europa porque se treinou muitíssimo melhor do que para os Jogos Olímpicos de Atenas”, afirmou Maria José Martinez na mesma conferência de imprensa.

    “Logicamente depois de Osaka, que foi uma situação de clara fraqueza, trabalhámos todo o ano as saídas e melhorou muito nesse aspecto. Mas também melhorou muito a progressão, com um colega velocista inglês que treinou connosco”, acrescentou a treinadora.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados