Obama quer taxa 10 dólares por barril petróleo para financiar transportes limpos

Obama quer taxa 10 dólares por barril petróleo para financiar transportes limpos

 

Lusa/AO Online   Internacional   5 de Fev de 2016, 07:20

O Presidente norte-americano, Barack Obama, vai propor a aplicação de uma taxa de 10 dólares (nove euros) por barril de petróleo para financiar um vasto plano de investimentos em transportes

Esta proposta, que vai ser inscrita no projeto de orçamento para 2017 que o Governo vai apresentar na próxima semana, não tem praticamente qualquer hipótese de ser aprovada no Congresso, cujas duas câmaras são controladas pela oposição republicana.

Esta opõe-se ferozmente a qualquer legislação ligada à luta contra as alterações climáticas e a campanha eleitoral em curso para as eleições presidenciais de novembro não a pressiona para qualquer procura de um compromisso.

Há anos que Obama reclama que o Congresso aprove orçamentos maiores para as infraestruturas, designadamente as dos transportes públicos, que permitiriam, tem argumentado, acelerar o crescimento e o emprego.

O imposto sobre o barril apresentado hoje seria aplicado durante cinco anos e seria suportado pelos grupos petrolíferos.

Barack Obama, que tem feito da luta contra as alterações climáticas uma prioridade dos seus dois mandatos, denuncia com frequência as posições dos adversários republicanos sobre o tema. Muitos destes contestam a própria existência do aquecimento global ou a responsabilidade humana neste.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.