Açoriano Oriental
Obama promete "esforços redobrados" para eliminar Estado Islâmico
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu hoje "esforços redobrados" para eliminar o grupo Estado Islâmico que reivindicou os atentados de sexta-feira em Paris, na abertura da Cimeira G20, a decorrer em Antalya, na Turquia.
Obama promete "esforços redobrados" para eliminar Estado Islâmico

Autor: AOnline/LUSA

"Vamos redobrar esforços com nossos esforços para assegurar uma transição pacífica na Síria e para eliminar o Daech [sigla árabe para Estado Islâmico", afirmou Obama em conferência de imprensa após uma reunião com o seu homólogo turco Recep Tayyip Erdogan, na 10.ª edição da Cimeira anual de chefes de Estado e de Governo do Grupo das 20 (G20) principais economias avançadas e emergentes do mundo.

Antalya, na Turquia, é hoje o centro das decisões no combate ao terrorismo, na sequência dos atentados perpetrados sexta-feira em Paris, que provocaram 129 mortos e 352 feridos, 99 em estado grave.

Na agenda, fixada ainda antes dos atentados de sexta-feira à noite na capital francesa, figura a guerra na Síria, a luta contra os 'jihadistas' extremistas do autodenominado Estado Islâmico (EI) e as alterações climáticas.

O grupo extremista autodenominado Estado Islâmico reivindicou no sábado, em comunicado, os atentados de sexta-feira em Paris, que causaram pelo menos 129 mortos, entre os quais dois portugueses, e 352 feridos, 99 em estado grave.

Oito terroristas, sete deles suicidas, que usaram cintos com explosivos para levar a cabo os atentados, morreram, segundo fontes policiais francesas.

Os ataques ocorreram em pelo menos seis locais diferentes da cidade, entre eles uma sala de espetáculos e o Stade de France, onde decorria um jogo de futebol entre as seleções de França e da Alemanha.

Os membros do G20 são a África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Estados Unidos da América, França, Itália, Índia, Indonésia, Japão, México, República da Coreia (Coreia do Sul), Reino Unido, Rússia, Turquia e União Europeia.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados