Açoriano Oriental
Obama encontra-se hoje com Cavaco e Sócrates
 O Presidente norte-americano encontra-se hoje com o chefe de Estado e o primeiro-ministro português em Lisboa, no âmbito de uma visita de trabalho, realizada por ocasião da realização da cimeira da NATO.

Autor: Lusa/AO On line

O primeiro encontro de Barack Obama com as autoridades portuguesas será com o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, no Palácio de Belém.

De acordo com o programa divulgado, à chegada do Presidente norte-americano ao Palácio de Belém, e após a apresentação de cumprimentos, serão prestadas honras militares pelo Esquadrão Presidencial da Guarda Nacional Republicana.

Depois da revista à Guarda de Honra, Barack Obama subirá então para a Sala das Bicas para assinar o Livro de Honra e ser tirada a foto oficial dos dois Presidentes.

Os chefes de Estado terão de seguida um encontro a sós, após o qual terá lugar um almoço de trabalho oferecido por Cavaco Silva.

No final, os dois Presidentes farão uma declaração à comunicação social na Sala das Bicas.

Pelas 14:40, Barack Obama deverá chegar à residência oficial do primeiro-ministro, para um encontro José Sócrates.

No início da semana, durante uma conferência de imprensa realizada em Washington, a diretora da Casa Branca para os Assuntos Europeus, Liz Sherwood-Randall, adiantou que um dos assuntos a discutir nos encontros entre o Presidente norte-americano e as autoridades portuguesa será a difícil situação económica do país.

“Apoiamos totalmente os esforços do Governo português para melhorar a situação económica do país”, disse Liz Sherwood-Randall, confirmando que esse será “assunto de discussão” nos primeiros encontros de Barack Obama em Lisboa.

Depois dos encontros bilaterais com Cavaco Silva e José Sócrates, Barack Obama segue para o Parque das Nações, onde participará na Cimeira da NATO, que decorre hoje e sábado em Lisboa, juntando na capital portuguesa mais de 40 chefes de Estado e de Governo, a que se somam setenta ministros dos Negócios Estrangeiros e Defesa e os responsáveis máximos das Nações Unidas e da União Europeia.

Antes de receber Obama, o primeiro-ministro, José Sócrates, terá ainda um encontro bilateral com o secretário-geral da NATO, Anders Fogh Rasmussen, marcado para as 10:50, com uma declaração conjunta prevista para o final do encontro.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados