Açoriano Oriental
OASA comemora 25 anos do Telescópio Espacial Hubble
Na quinta-feira à noite, entre as 21h00 e as 23h00, o OASA estará aberto para comemorar os 25 anos de missão do Telescópio Espacial Hubble, uma missão conjunta da NASA e da ESA que mudou de forma significativa o estudo e a nossa perceção do Universo.
OASA comemora 25 anos do Telescópio Espacial Hubble

Autor: Ana Carvalho Melo

 

O OASA também disponibilizará um espaço para a observação da chuva de meteoros das Líridas, que terá o seu pico durante este serão.

Juntando-se a uma festa espalhada por todo o globo, com várias atividades a celebrar os 25 anos deste telescópio espacial, o OASA irá ter a presença do Astrofísico João Miguel Tavarela Ferreira (UAÇ | CAUP) que, em 25 minutos, com o apoio de 25 das mais incríveis imagens do Hubble, mostrará que segredos do Universo este telescópio inovador nos revelou. Durante esta apresentação teremos ainda a presença, via videoconferência, de Pedro Augusto (IA), Astrofísico que utilizou dados deste telescópio espacial para os seus trabalhos de investigação.
Durante esta noite, o OASA inaugurará ainda o módulo "Hubble Puzzle", onde estarão destacadas as principais imagens capturadas por este telescópio espacial, assim como uma sala cheia de jogos e atividades sobre o Hubble para os mais novos. Caso as condições meteorológicas o permitam, o OASA mostrará alguns dos objetos fotografados pelo Hubble através dos nossos telescópios, à vista desarmada e através de fotografia, demonstrando o grande avanço que este telescópio espacial fez no revelar do Universo.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados