Açoriano Oriental
Mais de 800 agricultores dos Açores candidataram-se a apoios para encargos com empréstimos
O secretário regional da Agricultura e Ambiente dos Açores anunciou hoje que mais de 800 agricultores apresentaram candidaturas à linha de compensação financeira para suportar encargos com empréstimos aplicados em explorações agrícolas
Mais de 800 agricultores dos Açores candidataram-se a apoios para encargos com empréstimos

Autor: LUSA/AO online

"Posso revelar que à data de hoje, e quando estamos próximo do termo do prazo para a apresentação de candidaturas, que é já na próxima sexta-feira, já se candidataram a esta linha 824 agricultores em toda a região, uma linha de compensação financeira destinada a suportar parte dos encargos com empréstimos aplicados nas explorações agrícolas”, afirmou Neto Viveiros.

O governante discursava na inauguração do complexo de reservatórios de Bardo da Cruz, no concelho de Ponta Delgada, para melhorar o abastecimento de água às explorações agrícolas.

Segundo o responsável, apesar de o período de candidaturas ao SAFIAGRI III (Sistema de Apoio Financeiro à Agricultura da Região Autónoma dos Açores) ainda estar a decorrer, “foram já analisados e aprovados 230 processos, que se traduzem num apoio de cerca de 350 mil euros aos respetivos beneficiários”.

A linha SAFIAGRI III, aprovada pelo Conselho do Governo dos Açores a 22 de março, destina-se a compensar os encargos financeiros bancários relativos a empréstimos aplicados em investimentos nas explorações agrícolas e integra um pacote de iniciativas de apoio à lavoura.

De acordo com a portaria publicada em Jornal Oficial, “esta linha de apoio prevê a comparticipação em 30% dos encargos bancários com juros e imposto de selo e abrange financiamentos vigentes ou contraídos entre julho de 2014 e junho de 2017”.

Segundo o sítio na Internet do Governo dos Açores, o objetivo do executivo regional é “atenuar os encargos mensais das explorações agrícolas, especialmente das agropecuárias, numa altura em que os rendimentos baixaram em consequência do contexto internacional””.

O SAFIAGRI III abrange um volume de empréstimos máximo de cerca de 80 milhões de euros.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados