Açoriano Oriental
Governo dos Açores e CDS criticam constrangimentos na aerogare civil da base das Lajes
O secretário do Turismo e Transportes dos Açores considera "intolerável" haver sucessivos constrangimentos no estacionamento de aeronaves civis na base das Lajes, uma situação criticada também pelo CDS-PP regional, que teme um "estrangulamento" do desenvolvimento da Terceira.
Governo dos Açores e CDS criticam constrangimentos na aerogare civil da base das Lajes

Autor: Lusa/AO Online

 Numa carta enviada ao comandante da zona aérea dos Açores, a que a Lusa teve acesso, o secretário Vítor Fraga recorda que o parqueamento na aerogare civil das Lajes (onde aterram os aviões comerciais que passam na ilha Terceira) ocorre preferencialmente numa área específica (a placa C) e que as situações de congestionamento são resolvidas com o centro de operações aéreas da base, mas indica que se têm “verificado, recorrentemente, impedimentos na utilização” das outras cinco placas de estacionamento da infraestrutura.

“O centro de operações aéreas da base tem mantido uma posição muito pouco flexível na autorização da utilização de outras placas […], situação que não é de todo compatível com as necessidades das companhias aéreas que voam para a ilha Terceira nem dos passageiros transportados por estas, já para não falar da má imagem”, lê-se na missiva, datada de quinta-feira.

A situação mais recente, aponta, ocorreu na manhã de quinta-feira, quando um avião da TAP esteve parado meia hora, com os motores ligados e 144 passageiros a bordo, à espera de um lugar na placa C, já que não foi autorizada a operação noutra placa.

“Impõe-se, assim, uma maior flexibilidade da parte do centro de operações aéreas da base aérea 4, pois a subsistência desta situação é intolerável, muito mais quando agravada pela frequência com que ocorre”, acrescenta Vítor Fraga.

O CDS-PP/Açores divulgou, além da situação da manhã de quinta-feira, a permanência de um avião da Sata Internacional no aeroporto das Lajes, na semana passada, durante uma hora, também com os motores ligados e os passageiros no interior.

Segundo um comunicado do presidente da estrutura partidária, Artur Lima, os constrangimentos acontecem “praticamente todos os dias” e levaram a uma redução do número de escalas técnicas na ilha.

“A Força Aérea Portuguesa continua a fazer gala em colocar dificuldades às companhias aéreas que voam para a Terceira e a humilhar os passageiros que ficam tempo excessivo dentro dos aviões à espera de autorização para desembarcar ou embarcar”, refere a nota.

Artur Lima disse à Lusa que o cenário se tem agravado, inclusive com o aumento do tráfego, e que, num momento em que há mais razões para flexibilizar as condições da aviação civil, o CDS não pode “permitir que a base militar estrangule o desenvolvimento da ilha Terceira”.

O responsável questionou como poderão as 'low cost' querer voar para a Terceira sob estas condições.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados