Açoriano Oriental
Número de clientes dos ginásios aumentou em 2013, apesar da crise
Os portugueses continuam a inscrever-se nos ginásios, apesar das dificuldades económicas, e mais de metade das unidades aumentaram o número de clientes em 2013, afirmou o presidente da associação do setor.
Número de clientes dos ginásios aumentou em 2013, apesar da crise

Autor: Lusa/AO Online

 

Com base nos resultados do Barómetro 2013, realizado para a Associação de Ginásios de Portugal (Agap), José Castro, analisou a situação e salientou que "o número de clientes foi a surpresa positiva e, apesar da crise, mais de metade dos ginásios aumentaram o número de clientes", revelando um crescimento de 24% na comparação com 2012 e chegando aos 138.485.

"Cerca de mil pessoas por dia voltam ou inscrevem-se", o que "é um número muito interessante para nós e é a prova de que os portugueses já sabem que ir ao ginásio faz bem à saúde", defendeu José Castro, em declarações à agência Lusa.

"Sabemos que cada vez mais as pessoas não têm capacidade económica para despesas, mas continuam a dar muita atenção à sua situação física e não só por estética, mas sim pela saúde", acrescentou o presidente da Agap.

Portugal está a aproximar-se da média europeia no que respeita à frequência de ginásios e o responsável avançou que há cerca de um ano, o país tinha descido a níveis de 5% de penetração no mercado, mas, neste momento, deve estar perto dos 7%.

O Eurobarómetro mostra que, a nível europeu, a penetração do "fitness" no mercado é de 12%, por isso, "ainda temos muito que crescer", realçou José Castro.

Foram 284 os ginásios que responderam ao inquérito, 132 são do sul e ilhas, 93 são do norte e 41 do centro, 64,7% têm menos de 750 metros quadrados e 12% apresentam áreas superiores a 1.500 m2.

José Castro referiu como ponto negativo que 30% dos ginásios continuam a registar uma quebra de clientes e 36% desceram a faturação, mas os restantes já registam um aumento "significativo" do número de praticantes, "muito à custa do preço médio que volta a baixar, com menos 9% em relação a 2012, sendo agora de 35 euros".

Na comparação com dados de 2011, o decréscimo acentua-se e é de 22%, "sem ter em conta a subida da taxa do IVA" que passou para 23% e recolheu críticas do setor.

A distribuição dos ginásios pelo país mantém-se semelhante, as diferenças estão no preço e no facto de serem espaços independentes ou em franchising.

Os ginásios do sul apresentam uma faturação por sócio e por mês superior àquela dos estabelecimentos das regiões centro e norte.

A norte do país, a faturação média é de 27,2 euros por sócio e por mês, no centro o valor é semelhante e no sul aproxima-se de 31 euros.

"Os grandes ginásios têm uma faturação por sócio e por mês bastante superior ao pequeno ginásio, as unidades de maiores dimensões rondam os 36 euros enquanto os de menores dimensões ficam pelos 27 euros", apontou José Castro.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados