Açoriano Oriental
Núcleos Museológicos da Ribeira Chã
Esta semana levamo-lo a conhecer os Núcleos Museológicos da Ribeira Chã, no Concelho de Lagoa, que são constituídos pelo Museu de Arte Sacra e Etnografia, pela Casa Museu Maria dos Anjos Melo e pelo Quintal Etnográfico.
Núcleos Museológicos da Ribeira Chã

Autor: Tânia Silva
Constituem uma das heranças deixadas pelo Padre João Caetano Flores à Ribeira Chã e representam uma das paragens obrigatórias daquela freguesia, integrando-se no seu percurso pedestre.
A primeira visita é ao Museu de Arte Sacra e Etnografia, onde podemos admirar peças de grande valor histórico e artístico que testemunham um passado rico a nível religioso. Ali é possível observar uma imagem, do século XVI, de Nossa Senhora da Ajuda, que pertenceu à primeira Ermida existente na Ribeira Chã. Podemos apreciar ainda uma imagem de São José, em estilo Barroco, a reconstituição do Altar-mor da antiga Igreja de São José da Ribeira Chã, uma imagem de Santo Antão, de 1908, entre outras coisas.
Depois de deixar o Museu de Arte Sacra, a segunda paragem é no Quintal Etnográfico. Este espaço foi inaugurado em 1983 e pretende mostrar, essencialmente, as actividades económicas e profissionais da freguesia, como por exemplo a agricultura, a adega tradicional e a mostra da indústria.
 No Quintal Etnográfico podemos admirar, também, diversos materiais alusivos às Cavalhadas de São Pedro, da Ribeira Grande, à procissão do Senhor Santo Cristo, aos Romeiros de São Miguel, aos Foliões do Espírito Santo e ainda um  Museu Agrícola, outro do Vinho, para além de diversas outras curiosidades.
O passeio termina na Casa Museu Maria dos Anjos Melo, que mantendo a sua traça original foi reinaugurado em 1996. No seu interior descobrimos um ambiente doméstico típico da ilha de São Miguel.
Os Núcleos Museológicos da Ribeira Chã pertencem ao Centro Social e Paroquial daquela freguesia e naquele local são pioneiros no que diz respeito à recolha e conservação de peças do quotidiano de um passado não muito longínquo.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados