Açoriano Oriental
Novos furos garantem abastecimento da água sem rupturas a Angra do Heroísmo
O presidente dos Serviços Municipalizados de Angra do Heroísmo, Cota Rodrigues, anunciou esta sexta-feira a entrada em funcionamento de quatro novos furos de captação de água, que vão debitar cerca de seis mil metros cúbicos por dia.

Autor: Lusa / AO online
“Os novos furos serão equipados com bombas e ligados à rede, mas só serão usados como reserva, quando os caudais das nascentes que abastecem o concelho tenham caudais abaixo das necessidades”, afirmou Cota Rodrigues.

Os dados oficiais indicam que o consumo médio diário no concelho de Angra do Heroísmo é de 10 mil metros cúbicos de água.

Segundo Cota Rodrigues, que falava numa conferência de imprensa nos Paços do Concelho, os trabalhos de perfuração e equipamento dos quatro furos, localizados em Tapete, Santana Norte, Achada e S. Mateus, estão orçados em cerca de 1,3 milhões de euros.

Em 2008, a maioria das freguesias do concelho de Angra do Heroísmo sofreram cortes no abastecimento de água devido “à fraca pluviosidade na Primavera e Verão, mas também originadas por avarias nas condutas devido às obras da via rápida”.

De acordo com Cota Rodrigues, que é também especialista em hidrologia, “os aquíferos do concelho já estão repostos em quantidade” e actualmente “o abastecimento está apenas a ser feito com recurso às nascentes”.

“A água dos furos agora abertos tem a mesma qualidade da água das nascentes, mas a sua utilização só se concretizará se a pluviosidade dos meses de Março, Abril e Maio não for suficiente para a manutenção dos níveis das nascentes”, afirmou.

Cota Rodrigues garantiu ainda que “a água captada nos novos furos apresenta valores de nitrato abaixo dos limites legais” e que, por esse motivo, “está posta de parte a ideia de fenómenos de contaminação associados à actividade agrícola”.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados