Açoriano Oriental
Saúde
Novos fármacos para melanoma e carcinoma são esperança
O presidente da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo manifestou-se hoje preocupado com o elevado preço que os novos medicamentos para o tratamento do melanoma e do carcinoma basocelular podem atingir em Portugal, após a fase de ensaio.

Autor: Lusa/AO online

Na apresentação do Dia do Euromelanoma 2012, que decorrerá em Portugal no próximo dia 09 de maio, António Picoto mostrou-se satisfeito pelo avanço no tratamento daquelas duas doenças, para as quais não havia solução até agora, com o “aparecimento de novos fármacos biológicos de grande precisão terapêutica”.

“Em relação ao melanoma, os ensaios já estão a decorrer em Portugal no Instituto Português de Oncologia de Lisboa e no IPO do Porto, mas quando o ensaio terminar o medicamento terá de ser pago e isso preocupa-nos porque sabemos que o preço é muito elevado”, salientou.

“Isto é um problema político, não é uma coisa que dependa dos médicos. Acho que o problema tem de se pôr ao nível da União Europeia”, continuou António Picoto.

“A União Europeia tem-se sempre posto de lado em relação aos problemas de saúde, entrega aos Estados a resolução dos seus problemas de saúde”, disse.

“A investigação e chegada ao produto final invoca investimentos de grande volume, tendo de haver uma negociação a nível da UE com os próprios laboratórios, como aconteceu com a Sida, para tornar os medicamentos acessíveis, de modo a que todas as pessoas sejam iguais perante a doença”, defendeu o presidente da APCC.

De acordo com dados da Associação, “os números dos últimos anos são superiores a dez mil novos casos de cancro de pele anual” e só em relação ao melanoma têm aparecido cerca de mil novos casos todos os anos.

Segundo pesquisa da agência Lusa no sítio do laboratório farmacêutico Genentech, o medicamento para tratamento do melanoma, cuja substância ativa é vemurafenib, custa mensalmente, nos Estados Unidos, cerca de 9.400 dólares. Nos cerca de seis meses de duração do tratamento o custo total é de 56.400 dólares.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados