Açoriano Oriental
Novos estatutos da Universidade dos Açores publicados em DR
Os novos estatutos da Universidade dos Açores, homologados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, foram publicados hoje, em Diário da República, após terem sido aprovados a 24 de maio, pelo Conselho Geral da instituição
Novos estatutos da Universidade dos Açores publicados em DR

Autor: LUSA/AO online

"Estes estatutos vêm trazer uma nova orgânica à Universidade dos Açores, adaptando-a àquilo que são as exigências da atualidade, assentando, fundamentalmente, numa estrutura baseada em quatro grandes faculdades”, declarou à agência Lusa João Luís Gaspar, reitor da academia açoriana.

João Luís Gaspar referiu que a Faculdade de Ciências Agrárias e do Ambiente fica localizada na ilha Terceira e a Faculdade de Ciências e Tecnologia possuirá estruturas nas ilhas de São Miguel e Faial, abrangendo várias unidades como o Departamento de Oceanografia e Pescas.

O reitor acrescentou que a Faculdade para as Ciências Sociais e Humanas está centrada em São Miguel e possuirá algumas valências na Terceira, tendo sido ainda criada a Faculdade de Economia e Gestão.

O responsável disse que, em relação ao ensino politécnico, são consagradas as duas escolas que estavam definidas, designadamente a Escola Superior de Saúde, com unidades em São Miguel e Terceira, e a Escola Superior de Tecnologias, que vai começar a “funcionar com outra projeção”, beneficiando da aprovação, há cerca de uma semana, de novos cursos técnicos superiores profissionais para os Açores.

“Estamos a falar de cursos técnicos dirigidos para a parte informática, ciências agrárias e agroindústria, estas duas últimas vertentes ministradas na Terceira, mas também para a área das ciências do mar, que será centrada em atividades letivas na ilha do Faial”, explicou o reitor.

João Luís Gaspar adiantou que os novos estatutos contemplam, em termos de investigação científica, a criação de dois institutos, que são agora unidades orgânicas, um dos quais o Instituto de Investigação para a Vulcanologia e Avaliação de Riscos, que incorpora o centro de vulcanologia, ficando sedeado em São Miguel, “muito dirigido” para o estudo dos fenómenos naturais e riscos associados.

O responsável indicou ainda que o Instituto de Investigação em Tecnologias Agrárias e Ambiente vai ficar instalado na Terceira e, “de certa maneira, incorpora o antigo centro de investigação em ciências agrárias".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados