Açoriano Oriental
Novos atentados em Bagdad fazem pelo menos 39 mortos
Vários atentados, incluindo ataques suicidas, fizeram pelo menos 39 mortos e mais de 100 feridos na capital iraquiana de Bagdad, indicaram fontes médicas e das forças de segurança locais.

Autor: Lusa/AO online

 

Foi a segunda vez em uma semana que Bagdad é alvo de ataques violentos atribuídos ao grupo extremista sunita Estado Islâmico (EI).

Desde a passada quarta-feira, mais de 140 pessoas, a maioria civis, morreram em ataques que atingiram locais públicos em bairros xiitas da capital iraquiana.

Entre os ataques hoje registados em Bagdad, o mais mortífero foi um atentado suicida com um veículo armadilhado perpetrado no bairro xiita de Sadr City, na zona norte da cidade.

Pelo menos 21 pessoas perderam a vida neste ataque, de acordo com fontes médicas e responsáveis locais da área da segurança.

Outro ataque atingiu o bairro de Chaab, também na zona norte de Bagdad, matando pelo menos 15 pessoas.

Um porta-voz do Ministério do Interior iraquiano, Saad Maan, indicou que este ataque tinha sido perpetrado por uma mulher suicida.

Ao reivindicar o ataque, o EI afirmou que o ataque tinha sido realizado por um homem, identificado como Abu Khattab al-Iraqi, que lançou granadas antes de detonar um cinto de explosivos que transportava junto ao corpo.

Os ataques suicidas perpetrados por mulheres são raros no Iraque, nomeadamente nos últimos anos. Um dos mais mortíferos ocorreu num mercado de Bagdad em 2008, quando duas iraquianas com deficiência mental fizeram-se explodir e mataram cerca de 100 pessoas.

Um terceiro ataque com um carro armadilhado matou hoje pelo menos três pessoas em Rashid, na parte sul de Bagdad.

Apesar do apoio da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos que tenta travar os avanços ‘jihadistas’ no Iraque e treinar as forças iraquianas para a luta contra o grupo radical sunita, esta vaga de atentados vem revelar falhas significativas nos procedimentos de segurança da capital iraquiana.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados