Açoriano Oriental
Novo quadro internacional favorece Governo nas próximas eleições
O diretor da sociedade de risco SaeR, José Poças Esteves, afirmou que o novo quadro político e económico internacional poderá favorecer os partidos que sustentam o Governo nas próximas eleições legislativas, marcadas para outubro.
Novo quadro internacional favorece Governo nas próximas eleições

Autor: Lusa/AO online

O responsável da Sociedade de Avaliação Estratégica e Risco (SaeR), que apresentou o relatório trimestral, disse que "Portugal pode ser um dos grandes beneficiados da nova conjuntura, das novas forças da geopolítica e da economia internacional", podendo "entrar, não numa fase de bonança, mas de quase bonança".

Poças Esteves adiantou que "este novo quadro vai favorecer o Governo", sendo que "do lado da oposição" ter-se-á "de criar argumentos que a possa favorecer".

Para o diretor da SaeR, o financiamento do Banco Central Europeu, através do programa de 'quantitative easing' [os programas de compra de dívida pública], a redução do preço do petróleo, a possível flexibilização orçamental por parte da Europa, o plano do novo presidente da Comissão Europeia e renovação dos fundos europeus (Portugal 2020) são contributos positivos para a recuperação da economia portuguesa, alertando, no entanto, que apesar de aparentemente o Governo sair favorecido "nada fez por acontecer, mas sim por fatores exógenos".

Segundo Poças Esteves, "o impacto da redução dos preços do petróleo é muito significativo na economia portuguesa, no sentido de criar mais dinheiro e, portanto, aumentar o consumo". Além disso, esta situação vai "reduzir significante a pressão balança de pagamentos e consequentemente sobre o défice", acrescentou.

As negociações do Governo grego com a Europa será também para Portugal um lado positivo. Poças Esteves está convencido que haverá acordo e que este passará por uma flexibilização orçamental, retirando alguma pressão sobre o país.

A juntar a isto, o plano Juncker e ainda o Portugal 2020, o novo ciclo de programação dos fundos europeus, que substitui o antigo QREN (Quadro Estratégico de Referência Nacional), e permitirá a Portugal receber mais de 25 mil milhões de euros até 2020.

O consultor adiantou ainda que há alguns riscos, "nomeadamente Angola e Brasil, que vão ser prejudicados com este processo". Por isso "deve-se acautelar e preservar o relacionamento obtido com Angola, num contexto em que esta poderá ser afetada severamente com a quebra do preço do petróleo".

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados