Açoriano Oriental
Novo Banco avança com o despedimento coletivo de 69 trabalhadores
O Novo Banco vai avançar com o despedimento coletivo de 56 trabalhadores do banco e de mais 13 funcionários de empresas do grupo, disse à Lusa fonte da Comissão de Trabalhadores da instituição financeira
Novo Banco avança com o despedimento coletivo de 69 trabalhadores

Autor: LUSA/AO online

A administração do Novo Banco reuniu-se hoje à tarde com a Comissão de Trabalhadores, tendo nessa reunião sido comunicada a informação de que os funcionários abrangidos pelo despedimento coletivo serão 56 do banco e mais 13 de empresas do grupo, como a seguradora GNB Vida.

No âmbito da reestruturação acordada entre as autoridades portuguesas e a Comissão Europeia, o Novo Banco – o banco de transição criado em agosto de 2014 na sequência da resolução do BES – acordou reduzir em 1.000 pessoas o número de efetivos até final de 2016 e cortar 150 milhões de euros em custos operativos.

No entanto, como parte significativa dos trabalhadores já tinha saído, nomeadamente através de um programa de reformas antecipadas, e a venda de unidades no estrangeiro implicará também a redução de pessoal, no início do ano o número falado de saída de trabalhadores era de cerca de 500, tendo então o banco aberto um processo de rescisão amigáveis.

Segundo as informações recolhidas pela Lusa, a proposta de rescisão por mútuo acordo foi apresentada a 325 trabalhadores, dos quais 256 aceitaram.

O Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários já “repudiou” hoje, em comunicado, este despedimento, considerando que é “desproporcional face à situação em que se encontra esta instituição”.

A estrutura sindical diz ainda que irá garantir apoio jurídico aos trabalhadores que são seus associados, “disponibilizando todos os meios que tem ao seu alcance para quem pretenda impugnar esta decisão”.

A Lusa contactou hoje o Novo Banco, mas fonte oficial escusou-se a fazer comentários.

 

*Notícia atualizada às 17h52

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados