Açoriano Oriental
Nove regiões do país com risco muito alto de exposição à radiação UV
Nove regiões do país apresentam esta quarta-feira risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), enquanto outras 15 apresentam valores altos, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Autor: Lusa/AO Online

 

Segundo o IPMA, Beja, Castelo Branco, Faro, Funchal, Guarda, Penhas Douradas, Porto Santo, Sagres e Viseu apresentam hoje risco muito alto de exposição à radiação UV.

Para estas regiões, o IPMA aconselha a população a utilizar óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

Em risco muito alto estão as regiões de Aveiro, Bragança, Braga, Coimbra, Évora, Lisboa, Porto, Portalegre, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Vila Real, Santa Cruz das Flores e Ponta Delgada, respetivamente nos grupos Ocidental e Oriental dos Açores.

O IPMA aconselha para estas regiões o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt e protetor solar.

A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança, alerta o instituto.

O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, sendo o máximo o onze.

O IPMA prevê para hoje céu geralmente pouco nublado, apresentando-se geralmente muito nublado nas regiões do litoral oeste até ao final da manhã, e aumento de nebulosidade nas regiões norte e centro a partir do início da tarde, com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada, em especial nas regiões do interior.

Está também previsto vento fraco, soprando temporariamente moderado de noroeste no litoral oeste durante a tarde, neblina ou nevoeiro matinal, pequena descida da temperatura mínima e descida da máxima no litoral das regiões norte e centro.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado até ao final da manhã, aguaceiros durante a tarde e vento fraco.

Para os Açores, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado, possibilidade de trovoadas, aguaceiros e vento fraco, tornando-se moderado a fresco com rajadas até 65 quilómetros/hora nos grupos Oriental e Ocidental.

Em Lisboa e em Leiria prevê-se uma temperatura máxima de 21 graus Celsius, em Castelo Branco, Vila Real e Bragança 25, em Évora 24, em Beja e Braga 23, no Porto, Viana do Castelo e Guarda 20, em Faro, Coimbra e Funchal 22 e em Santa Cruz das Flores, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada 16.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados