Açoriano Oriental
Nove barras do continente e Açores fechadas devido à agitação marítima
Nove barras de Portugal continental e uma dos Açores estão hoje fechadas a toda a navegação e outras duas condicionadas devido à agitação marítima forte, prevendo-se ondas com quatro a cinco metros, segundo a Marinha portuguesa.

Autor: Lusa/AO Online

 

De acordo com informação disponível na página da Marinha na Internet, estão fechadas a toda a navegação as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro, Figueira da Foz, São Martinho do Porto e Corvo, no grupo ocidental dos Açores.

A Marinha indica também que as barras de Viana do Castelo e Aveiro estão fechadas a embarcações com comprimento inferior a 30 e 35 metros, respetivamente.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje na costa ocidental ondas de oeste-noroeste com 3,5 a 4,5 metros, diminuindo gradualmente para 2,5 a 3,5 metros.

Na costa sul prevê-se ondas de sudoeste com um a dois metros.

Quanto ao estado do tempo, o IPMA prevê para hoje no continente céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se geralmente pouco nublado na região sul, aguaceiros fracos a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela até meio da tarde, e que serão de neve acima de 1000/1200 metros de altitude, e acima de 800/1000 metros na região norte.

A previsão aponta também para vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado nas terras altas até meio da tarde, rodando para o quadrante leste no final do dia, neblina ou nevoeiro matinal, em alguns locais das regiões norte e centro.

Está também prevista formação de gelo ou geada em alguns locais do interior norte e centro e descida da temperatura mínima.

Para os Açores, o IPMA prevê céu geralmente muito nublado, períodos de chuva, temporariamente forte durante a madrugada e manhã, passando a aguaceiros e vento leste forte com rajadas até 90 quilómetros por hora durante a madrugada, rodando para nordeste.

Na Madeira prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade e vento fraco a moderado predominando de sueste.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 08 e 15 graus Celsius, no Porto entre 07 e 13, em Bragança entre 03 e 07, em Vila Real entre 05 e 09, em Viseu entre 03 e 09, na Guarda entre 03 e 06, em Castelo Branco entre 05 e 12, em Santarém entre 06 e 15, em Coimbra entre 07 e 13, em Évora entre 06 e 13, em Beja entre 06 e 14, em Faro entre 09 e 17, no Funchal entre 16 e 22, em Ponta Delgada entre 11 e17, em Angra do Heroísmo entre 10 e 17 e em Santa Cruz das Flores entre 09 e 12.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados